O SABOR DE UMA MANGA - LEVI MADEIRA

SEMANA - 20/05/2015

 Neste cordel vou falar
De uma grande paixão
Saborear uma manga
Logo após a refeição
Com sua casca bem rosada
Até mesmo avermelhada
Bem madura à palpação

A manga ROSA pra mim
É de longe a mais gostosa
Começando pela estética
Pois é manga bem formosa
O seu cheiro é tentação
O sabor é perdição
Uma fruta preciosa

De tanto gostar da fruta
Alguns pés eu já plantei
Mas tem uma enxertada
Que igual nunca avistei
Sua origem é Teresina
A terra da cajuína
E melhor nunca cruzei

Uma muda desta manga
Eu trouxe pro Ceará
Mas moro em apartamento
E num sítio fui plantar
Sitio de Hyder Carneiro
Plantado lá no terreiro
Se quiser vá lá checar

Minha sogra tem um pé
Que nos dá satisfação
Tudo é apreciado
Desde a sua floração
Logo ali irão brotar
O galho chega a quebrar
Pela grande produção

Minha sogra até me manda
Uma caixa embalada
Seguindo pra Fortaleza
Onde está sendo esperada
Cada uma vou olhar
E depois me lambuzar
Dando aquela mastigada

Mas nem tudo é perfeição
É preciso instrumental
Fiapos presos nos dentes
Tirar é fundamental
Mas vale a degustação
Se após tiver na mão
O famoso fio dental

Outra manga bem gostosa
Também lá de Teresina
É bonita e apetitosa
E sua casca muito fina
É a nossa manga LIRA
Cheira tanto que delira
Muito rica em vitamina

Se fosse falar de todas
Seriam quase dois mil
Sendo em mil e setecentos
A sua chegada ao Brasil
Índia é a maior nação
Que tem esta plantação
O nono sendo o Brasil

É a manga TOMMY ATKINS
A mais plantada no mundo
Teve origem nos States
Com seu solo bem fecundo
Ela é pra degustação
E de suco produção
Faz sorvete num segundo

Tem a MANGUITA e ESPADA
E tem manga CORAÇÃO
HADEN, BOURBON e MANTEIGA
Tem também a ESPADÃO
Tem DE FIAPO e DE MESA
Saber todas é proeza
Veja quanta variação

Salada, molho e sorvete
E consumo natural
Para suco e vitamina
É base nutricional
Serve pra degustação
Em toda alimentação
O seu consumo é geral

Quando criança eu gostava
De galho em galho pular
Subir alto nas mangueiras
Mangas gostosas chupar
Que bela recordação
Tenho lá do meu sertão
Saudade de lá voltar

 Desta fruta rica e doce
Muito mais eu falaria
Mas vou ficar por aqui
Senão você cansaria
A mangueira dá sustendo
Produz sombra e alimento
Com prazer aplaudiria

Copyright © 2015 - Todos Direitos Reservados a Levi Madeira - Reprodução Proibida

Levi Madeira
Acesse a página do poeta:

Significado de algumas palavras:

Cajuína – é uma bebida típica do nordeste brasileiro, sem álcool. (substantivo/feminino)

4 comentários:

  1. Bom dia Levi, tens uma notória facilidade em discorrer sobre uma pauta poética, e esta coletânea de cordéis sobre a manga, esta deliciosa, parabéns pelo contagiante enredo desta tira de cordéis, um abraço, MJ.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado querida Marcela por divulgar este cordel O SABOR DE UMA MANGA! Um amigo me disse que seria fácil fazer minha caricatura, bastava desenhar um sujeito olhando para um pé de manga, rs
    Um abraço!
    Levi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levi, seus cordéis são maravilhosos! Parabéns pela maestria em criar cordéis.

      Excluir

Obrigada pelo seu contato.

Beijos poéticos,
Marcela Re Ribeiro